sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Canaval de Ovar

   Falar do Carnaval de Ovar.
É falar das suas gentes, da sua maneira de ser e de estar na sociedade, de olhar a vida e o futuro. O carnaval de Ovar não surgui de uma qualquer campanha publicitária, mas das pessoas de Ovar, organizadas em grupos, na ânsia de se comunicar e transmitir aos outros a eurofia da vida. E só assim se compreende que
Carnaval de Ovar tenha sobrevivido desde 1952 mantendo a mesma vitalidade que o impõe aos olhos do nosso país como o grande Carnaval Português.
   O Carnaval de Ovar é um conjunto de música, ritmo, movimento, cor e humor que faz dele Vitamina da Alegria. O humor tipicamente vareiro é uma carateristica que identificou sempre o Carnaval de Ovar. Humor que se transmite nas " piadas" que desfilam no dia da chegada do Rei e nos Corsos de domingo e treça-feira gorda.
   O nosso Carnaval é também um conjunto de movimento, ritmo e de cor, que se manifesta essencialmente nos grandes Corsos carnavalescos de domingo e treça-feira gorda. Estes corsos não são um desfile de trajes e carros alegóricos, são essencialmente uma manifestação contagiante de alegria e ritmo, vividos por mais de duas dezenas de grupos e cerca dois mil figurantes. E é esse ritmo, movimento e cor, que se faz pulsar o coração e sentimento de todos quantos têm a sorte de assistir e viver o nosso Carnaval. É impossivel ficar indiferente a este ritmo, a esta alegria, por mais fria que seja a nossa reacção.
   Este espetáculo é preparado com muito rigor. Um grupo de Carnaval que desfila no domingo e terça-feira gorda tem atrás de si meses de trabalho, de preocupação, de noites perdidas embora... também de muitas horas de brincadeira, de convívio, de amizade, de "partidas", de "tainadas". E é a preparação do Carnaval de cada ano que começa a viver este espírito de alegria carnavalesca que depois é trazida a público.
   Se os momentos altos do Carnaval de Ovar são, sem dúvida, os corsos de domingo e terça-feira, ele não se esgota neles. Durante pelo menos todo o mês que antecede esses dias, o Carnaval vive-se em Ovar. À noite, grupos de pessoas mascaradas, acompanhadas de bandas de música  ou outros grupos de rotmo, percorrem os cáfes e as ruas, cantando, dançando, numa de alegria, nem o frio que se faz sentir nesta altura do ano impedede virem para a rua.
   Os carros alegóricos são também uma compomente dos corsos de Carnaval. Hoje, os grupos de Carnaval imprimiram o ritmo e a caracterítica dos nossos corsos, mas os carros alegóricos continuam a ter o seu espaço reservado pela imponência, colorida e alegria que conseguem trasmitir a um desfile.
   Apareceram também as "piadas" que umas vezes são simples quadras, mas outras são autênticos quadros vivos. É através delas que os seus autores trasmitem o seu humor, mais ou menos "picantes" ou a maneira de ver a realidade local, nacional ou internacional em que vivemos.
   O Carnaval de Ovar faz parte de Ovar, está nas veias do seu povo. Ovar é uma terra privilegiada quer pela natureza, quer pelo dinamismo das suas gentes, tem uma história, uma cultura bem vincada. São muitas as razões para visitar Ovar, para viver nesta terra momentos bem agradáveis.
VITAMINA DA ALEGRIA só pode ser tomada ao nosso CARNAVAL DE OVAR.
   Vou deixar um cheirinho de Carnaval de Ovar. Como escrevi as tais bandes de música , chegada do Rei do Carnaval todas as noites loucas que se vivi em Ovar.
   VITAMINA DA ALEGRIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário