terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ovar

Tal como no 'Sobre mim' referi, sou natural de Ovar, assim sendo, nada melhor que começar por vos apresentar, tão linda Terra, nos seus primordios:
Uma Cidade e uma Concelho em que o passado e o presente se entrelaçam na evolução constante de historicidade e de progresso e em que as suas tradições e belezas naturais são uma permanente atracção.
Seja qual for a origem das necessidades de Ovar, várias teses são defendidas, parece não haver dúvidas em que a terra de Ovar fora outrora um pântano conexo à ria, que as areias vomitadas pelo Atlântico arrastadas pelos ventos foram cobrindo, pouco a pouco, enquanto que os Ribeiros que nela se espairavam iam gerando em seu seio esse terreno de aluvião em que assenta agora, favorecida a sua conquista pelo continuo recuo das águas.
O primeiro documento que menciona Ovar como Vila data de 1046. Basta dizer que pelo primeiro censo da população de 1864, a Freguesia de Ovar tinha já 10375 habitantes, sendo, nessa altura a Freguesia mais populosa do Distrito de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário