sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O preço.

Quando eu era criança eu era feliz e não sabia. Talves você já tenha escutado essa frase várias vezes, mas apesar de ser uma frase simples, mas se você parar pra pensar ela não é tão simples assim, esta frase é profunda e se você fechar os olhos e voltar no tempo sua mente captará o verdadeiro sentido dessa frase.
Eu tive uma infância humilde, mas rica em amor. Na minha casa não tinhamos tudo, não faltava o que comer, não tinha televisão, minha cama era pequena. Com o passar do tempo alguém da família nos deu cadeiras, uma mesa e uma televisão.
Na época natalina meu pai e minha mãe sempre deixava o presente na lareira e dizia para mim que era papai Noel que me deixou um presente, eu passei muitos e muitos anos acreditando que papai noel existia e todo natal eu ia lá a lareira buscar meu presente. Mesmo sendo muito humilde meus pais me adoravam e trabalhava para nos dar tudo que para eles fossem possível. Tive uma infância com muitas alegrias e ilusão. Até que um dia (até muito tarde acho que por volta dos meus 12 ou treze anos) descobri que papai Noel não existia, que tudo era uma doce ilusão que meu pai e mãe criou pra minha alegria. Nas festas vestia roupas usadas que eles nos dava e nunca participava das suas festas em família por que ali não nos cabia por sermos humildes. Essa passagem da minha vida me marcou muito por que eu aprendi o contrário que eles mostravam. Eu aprendi que todo seu humano é igual independente da sua situação financeira.
A bondade está no coração, o amor é a única coisa que o dinheiro não pode comprar. Desde então comecei a trabalhar, queria dar aos meus pais tudo que eu não tive mas que eles queriam me dar. Trabalhei  mas o emprego que mais me marcou foi o de pichelaria e electricidade por que meus patrões apesar de ser da minha família sentiam prazer em humilhar mas pra mim tudo bem, afinal era um serviço e eu precisava. Daí eu fui trabalhar. Daí compreendi um pouco da vida, não era fácil.
A minha vida financeira melhorou e consegui meu principal objetivo que era dar uma vida melhor para meus pais.
Talves você esteja se perguntando por que eu estou falando da minha vida...
Bem, quero mostrar com essas simples palavras que apesar de tudo no mundo tá errado você pode fazer certo. Eu tive oportunidade de casar e ficar rico e não casei, eu casei com familia pobre eu poderia ir pelo caminho mais fácil, mas escolhi o mais difícil e dolorido por que pedras no caminho sempre existem milhares, eu tropecei e caí por mil, dez mil vezes talves mas mesmo me arrastando me levantei afinal sempre tinha as mãos amorosas dos meus pais e um objetivo forte em meu coração que me fazia suportar tudo. Isto quer dizer que sem amor você não é nada! Sem amor você cai e não levanta, sem amor você escolhe o caminho mais fácil, afinal nesse caminho não existem pedras.
Eu aprendi que a amizade é uma forma de amor sublime e eterno, eu aprendi que o ser humano em geral é mal, mas é de sua natureza, nas exeções estão aquelas pessoas boas, de olhar terno, de coração confiante, de espírito elevado, além do bem que há em seu humilde e singelo ser. Isso é raridade mas existe. Se por acaso você não encontrar essas pessoas é preferível a solidão que conviver com o mal, no pior de tudo ao menos você terá você mesmo como companhia ou você não se suporta?
Eu não conheci a sorte. Talves um dia alguém me apresente a ela, terei um maior prazer em conhecê-la.
Eu paguei e pago todos os dias o preço que a vida me impõe. Não reclamo, as vezes comento, mas não reclamo por que cada humilhação que passei foi uma lição aprendida.
Para terminar quero dizer que por mais forte que lhe pareça a vontade de ir por um caminho errado e que lhe parece fácil, não vá, lá na frente você terá seu corpo e sua alma em pedaços e não haverá preço nem como pagar para juntar o que restou dos estilhaços de sua alma por que o passado na verdade nunca passa ele está presente em forma de bondade ou maldade.
Seja feliz. Carlos Resende.

Sem comentários:

Enviar um comentário