quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da Escola Oliveira Lopes. Válega.

Foi aluno desta Escola,Válega entrou na máquina do tempo, para prestar homenagem aos dois irmãos que, há cem anos, decidiram investir numa escola primária moderna para as crianças da vila.
Numa iniciativa da associação dos antigos alunos,decorreram as Comemorações do Centenário da Escola Oliveira Lopes, cujo momento alto, incluído no programa municipal das comemorações do Centenário da República, foi a evocação histórica do dia da inauguração, a 2 de Outubro de 1910.
A rigorosa recriação histórica do dia da inauguração da Escola Oliveira Lopes foi intensamente vivida pelas gentes da vila valeguense, tendo contado com a participação de todas as colectividades da freguesia e de outras freguesias do concelho de Ovar.
Na recriação, estiveram presentes cerca de 400 figurantes trajados a rigor, incluindo duas bandas filarmónicas, que proporcionaram uma inesquecível viagem no tempo, até ao longínquo ano de 1910.
A festa incluiu a inauguração de um monumento em bronze, de homenagem aos Irmãos Oliveira Lopes, da autoria de Andreia Couto, escultora de S. João da Madeira.
José e Manuel José Oliveira Lopes, emigrantes bem sucedidos no Brasil, foram os fundadores da escola valeguense, cuja construção se iniciou em 1908, para receber os primeiros alunos dois anos mais tarde, a 2 de Outubro de 1910.

Sem comentários:

Enviar um comentário