O Carnaval é de origem Italiana e adoptaram então a palavra “Carnevale” – “vale tudo o que se quiser fazer…”
A festa de Carnaval chegou a Portugal nos séculos XV e XVI, recebendo o nome de Entrudo, isto é – introdução à Quaresma através de uma brincadeira agressiva e pesada. Era um divertimento marcado por gastronomia própria, mas também por alguma violência. Faziam-se esferas de cera bem finas, com o interior cheio de água e depois atiravam-se às pessoas.
Havia quem fosse mais longe nas suas atitudes; injectavam dentro dessas esferas substâncias mal cheirosas e impróprias…
No ano de 1882 o comércio iniciou o costume de fechar as portas na terça-feira de Carnaval para haver os desfiles nesse dia.
Cinco anos antes da implantação da República, na cidade de S. Salvador da Baía, cerca de 170 mil pessoas organizaram o seu primeiro grande Carnaval de rua. Hoje em dia adquiriu um carácter comercial muito grande e centraliza-se no Rio de Janeiro.
Embora originário de Itália, o Carnaval celebra-se um pouco por toda a Europa e mesmo por todo o mundo.
Em Portugal, meu país os desfiles mais famosos são os de Ovar Cidade onde eu moro, Torres Vedras, Loulé, entre outros. A sátira social e política continua a ser o instrumento privilegiado dos foliões portugueses. Mas, seja qual for o meio, o fim é comum: divertimento em grande! Eu me vou divertir. Um bom Carnaval de 2011 para ti.
sábado, 5 de março de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário