Hoje, sábado de Aleluia, as igrejas católicas se preparam para receber milhares de fiéis, numa missa tida como uma das celebrações mais belas do calendário cristão. As missas, que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, são realizadas à noite, entre 20h e 22h, nas diversas paróquias, santuários e capelas.
A missa de sábado de Aleluia segue uma linha mais festiva e passa por etapas simbólicas que, de forma rica, expressam a passagem da morte para a ressurreição. Para os fiéis, é uma passagem que significa renovação, momento para mudanças.“Eu considero a celebração mais bonita do ano, que costuma se estender um pouco mais devido ao número de leituras e salmos”
O evento simbólico representa o fim do Tríduo Pascal, que teve início na quinta-feira Santa e se divide em quatro momentos, os quais todas as paróquias procuram seguir. “Inicialmente há a liturgia da luz, com a entrada do Círio Pascal, que representa Jesus como a luz do mundo. O Círio é aceso para mostrar essa luz e iniciar o ritual". O Círio traz o desenho de uma cruz e os algarismos alfa e ômega, que representam Jesus como o princípio e o fim de todas as coisas.
sábado, 23 de abril de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário