sábado, 20 de agosto de 2011

O poder da transformacão da leitura

Se um dos significados de poder é "ter razões para" pode-se dizer que a leitura tem poder sobre as pessoas. Afinal, ela enriquece o vocabulário, facilita a comunicação, amplia o conhecimento e desenvolve a escrita.
O que mais se pode observar é a dificuldade no aprendizado e na produção de textos. O que se deve,dentre outros fatores, à pratica da leitura de forma inadequada. Muitas pessoas apenas visualizam o que esta escrito, não leem, de fato.
Ler é interpretar, devanear, reconhecer,  manifestar é ir mais além do que está no papel, é deixar a imaginação fluir.
Um outro fator é a preguiça. Diante de tantos recursos que se tem, hoje, na hora de fazer uma pesquisa, o livro é o ultimo a ser recorrido as pessoas preferem algo mais prático, como o "google";onde encontram o que querem já pronto, sem ter, ao menos, o trabalho de escrever, de fazer um resumo ou muitas vezes, de ler apenas dão um "Ctrl C Ctrl V".
Muitos, também, ao invés de apreciarem uma boa leitura, em seus momentos vagos, preferem ficar diante de uma TV, horas, assistindo novela ou de um computador conversando com os amigos.
É triste saber que ler é uma virtude para poucos. Mas, para os muitos que não a praticam, não é tarde para começar.
A leitura precisa se tornar um hábito constante, feito com coerência e de preferência, por livre e espôntanea vontade. Sendo assim, as transformações que esta trará serão meras consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário