sábado, 31 de dezembro de 2011

A vida é feita de tempo

Muitos empresários reclamam que não tem mais tempo pra nada. Nem pra cuidar de si, nem pra família, nem pra tocar projetos pessoais, etc. Mas tempo pra trabalhar por mais dinheiro eles arrumam, não é? Saramago dizia que as pessoas se tornaram máquinas de ganhar dinheiro. Estava certíssimo.
Dinheiro é tudo? Sim! E não! Não vou falar aqui do porquê o dinheiro pode ser considerado “tudo”. Você já de saber muito bem vou falar do porquê o dinheiro pode eventualmente NÃO SER TUDO. Dinheiro não compra tempo, por exemplo. Se levarmos em conta a opinião de Benjamin Franklin de que “o material da vida é tempo”, poderíamos concluir que tempo é vida. Logo, se dinheiro não compra tempo, dinheiro não compra vida.
Este texto aqui me fez observar algo óbvio, que entretanto a sociedade não aceita. A lógica é mais ou menos essa: Em vez de trabalhar cada vez mais, para ganhar cada vez mais, para ter cada vez mais, pra se aparecer cada vez mais, você pode inverter o processo. Busque um pouco de auto-conhecimento e aprenda a contentar-se com o que você é, deixando de lado a necessidade de mostrar pros outros que você tem algum valor, de precisar de aplausos, ou mesmo de precisar fazer terapia no shopping. Assim vai precisar de muito menos coisas, e dessa forma poderá trabalhar menos e terá mais tempo livre para si, para os amigos, família, e PRINCIPALMENTE, para seus projetos pessoais, que vão enriquecer sua vida de um modo que dinheiro nenhum no mundo consegue enriquecer.
Estou falando de riqueza de significados. O que sua vida significa para voçê? O importante é sacrificar tudo por trabalho.
Só que eu acho que essa coisa de se passar por mártir que sacrifica as coisas pelos outros ou por um ideal padronizado. O que tá na moda atualmente é ser equilibrado! Não vemos pra todo lado gente querendo se alimentar melhor, se exercitar melhor, aprender coisas diferentes, curtir mais a vida? Legal é ser inteligente e saber dosar a quantia certa de tempo para cada segmento de nossa vida. O tempo certo pro trabalho, o tempo certo pra família, o tempo certo pra aquele seu projeto pessoal que agregaria um significado completamente enobrecedor para a sua vida, enfim.
Hoje vivemos num tempo e sociedade tão excepcional que qualquer um pode tocar a vida das mais diferentes formas. Me sinto privilegiado por poder tocar a vida de dentro do lar. Conheço pessoas que ganham a vida ensinando pessoas a voar em paragliders. Outros ganham a vida instruindo outros a escalarem montanhas. Outros praticando artesanato, enfim.

Mensagem de um final de ano.

 MENSAGEM DE FIM DE ANO!!!
O nosso caminho é feito pelos nossos próprios passos...
Mas a beleza da caminhada...Depende dos que vão conosco!
Assim, neste NOVO ANO que está próximo de se iniciar, possamos caminhar mais e mais, juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAÚDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia...E neste ciclo do "ir" e "vir" o tempo passa... e como passa!! E nem sempre estamos atentos ao que realmente importa.
Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano... O que é indispensável para você!!! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente!!!E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia! Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente.E assim dê início a uma nova jornada, que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida! Você logo verá esta realidade, e assim encontrará a maior Felicidade...e Recompensa...
Que o ANO NOVO renove nossas esperanças, e que a estrela crística resplandeça em nossas vidas, e o fulgor dos nossos corações unidos se intensifique a manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama seja como a tocha que ilumina nossos caminhos, para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor!
Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas, muita paz em seu contínuo despertar!! Um beijão para ti te adoro um FELIZ 2012. Carlos Resende.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pela vida.

Pela vida vou caminhando.
Sem deixar o amor doer...
E vou seguindo e amando.
Com as bênçãos no meu viver.
E ás vezes cruzo o mundo.
Imaginando o seu sorriso.
E fico calada por um segundo até chegar ao paraíso.
Tento excluir o sofrimento.
Uma ferida que sangra.
De tempo em tempo...
Uma inquietação sem tamanho.
Que a garganta tranca.
Enquanto escrevo.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Licões.

Vez em quando essa minha mente confusa e e complexa começa a funcionar de forma louca e começo a relembrar minha vida, que apesar de curta, já me trouxe muitos ensinamentos.
Aliás, a vida não, as pessoas que por ela passaram é que me ensinaram muitas coisas.
A primeira das lições foi, as coisas não acontecem quando você quer, elas acontecem quando tem de acontecer, seja por intermédio do cosmo, de Deus ou sei lá o que, mas é assim.
Muitas vezes me peguei querendo muito uma coisa, uma pessoa, uma notícia, mas tudo isso só veio na hora certa e sempre trouxe uma liçãozinha junto.
Amigos, inimigos, amores, decepções, tudo isso nos ensina alguma coisa sobre a vida ou sobre nós mesmos, isso eu tenho plena certeza.
Cada pessoa que passou ou que ainda está na minha vida já me deu um desses presentes pra vida toda, já me mostrou coisas que eu não via ou evitava ver, me mostrou que nem tudo é como eu penso, desejo, busco.
Meus relacionamentos são eternos pra mim, sabe o motivo?
Cada pessoa me ensinou muito, e também sei que passei algum conhecimento, e é isso que importa. Não ligo se acabou, mas também não quero que tanta coisa vivida seja colocada em uma caixinha e esquecida embaixo da cama, não, quero que todos esses ensinamentos façam parte do dia a dia, que ajudem no presente, no futuro, até porque as coisas boas que aprendemos devem ser eternas.
Só tenho a agradecer por cada pessoa que está por perto, ou não tão perto assim, mas que muito contribuiu e contribui pra que eu seja uma pessoa melhor.
A segunda lição é,  aceite quem você é. Não há coisa mais ridícula do que usar uma "máscara" pra tentar agradar as pessoas! Quem gostar de você tem que gostar pelas qualidades e defeitos reais, e não por uma mentira.
Máscaras caem, lembre disso. E você, que lições aprendeu e são eternas?

Sorrir

Na vida há momentos em que o sorriso se faz fraco, como a meia lua escondida entre as nuvens brancas, ela está lá, pronto para se abrir, mas se esconde...
Espera as suas fases e deseja um dia unir as metades...
Na vida há momentos em que o sorriso se curva para baixo, talvez pelo mau tempo, talvez por se viver de lamento, e nada o faz levantar dali, como um peso, pesado cacho que alcança o chão, toca a terra como se fosse seu lugar. Conseguir abrir um sorriso inteiro já é meia vida vivida, tudo fica mais fácil, os problemas pequenos, amenos, o rosto rejuvenesce, e dos anos passados se esquece...
Um sorriso é meia vida, deixa primaveras eternas, quem não viver intensamente os alegres momentos, parte com muita idade, mas deixa para trás metade.

Se você...

Se você pedisse o meu coração eu lhe diria: No meu reino o Rei é a razão, e o Principe é o meu coração . Para ter o Principe primeiro precisa convencer o Rei.
Escrevi essa frase há muito tempo, em um de meus delírios filosóficos. Hoje fui dar uma olhada em meus textos arquivados e a encontrei. Incrível como as palavras mexem com você! Comecei a ler alguns textos e poemas que não considerei bons para compartilhar e mesmo depois de muito tempo eles ainda me tocavam demais. É como se eu pegasse meus sentimentos e arquivasse.
Sei que muitas coisas que eu escrevo são consideradas "toscas" e "sem sentido", mas se alguma pessoa ser tocada com minhas palavras eu serei a pessoa mais feliz do mundo. Mesmo que muitos nem comentem dizendo o que sentiram. Não precisa! Somente quero que alguém seja tocado. Talvez eu nunca saiba, mas ainda sim meu coração estará confortado com essa esperança. Eu fui criado para tocar corações! Nem que seja um, mas eu tocarei.

Em algum canto

Em algum canto de ti deve haver uma palavra que não foi dita, um gesto de carinho que não foi dado. Em algum canto de ti deve haver uma lágrima perdida, um soluço cortado, uma saudade danada. Em algum canto de ti deve haver um sonho desfeito, um nó no peito e um desejo acabado. Em algum canto de ti deve haver um batendo iludido, gemendo sofrido, um coração despedaçado.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fico suspenso

Fico por vezes suspenso… entre o ser e o estar, entre o sentir e o esquecer, entre o sonho e o desencanto, algures num espaço infinito, onde apenas consigo pairar, esboçar gestos, aflorar sensações, respirar apenas, esquecer ambições, como as gaivotas abrir as minhas asas e encher os meus olhos de mar e colorir o meu mundo com as cores de um pôr-do-sol de despedida.
Entre os meus voos de mar vejo em sonhos a onda maior que teima em passar e varrer o meu mundo. Lembro-me de pensar que é altura de existir apenas, sem lutar, respirar baixinho, vendo os dias passar apenas, suspenso, talvez iluda a tristeza que só nos chega quando perdemos a capacidade de sonhar e de esperar por nós.
E assim entre o ser e o não ser, entre o sentir e o esquecer, um carinho teu é o que me faz regressar à vida, pousar os pés de novo na areia, enfrentar a onda maior e salvar o meu mundo.
E estejas perto ou longe de mim, ambos sabemos bem, que isto de ser ou de haver alguém que nos faz seus, não é decisão que nos caiba a nós tomar. É tão só apenas o que nos faz regressar e acreditar que por maior que o voo seja, haverá sempre alguém com um carinho à nossa espera.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pensamento


Eu queria conseguir arrancar-te de mim,
como tiro ás roupas e as coloco para lavar,
Mas, não consigo.
E se porventura isso “acontecesse”...
Eu com toda certeza dormiria, abraçada contigo
sentindo seu cheiro para sempre.

Pensamento


Eu abri meu coração e
lavei com um tal de
“veja multi-uso de carinho”,
limpei todas as prováveis decepções
e deixei tudo limpinho...

É quase Natal.

 

Nosso arco-íris

Hoje ao acordar, abri a janela do meu quarto e fui surpreendido por um lindo arco-íris a minha frente.... sonho? ilusão? vidência?....nada disso... apenas compreendi que dentro de cada um de nós, há um lindo arco-íris a espera de ser descoberto e de fazer parte de nossa vida.
 A cada amanhecer, independente dos problemas, tristezas, angústias, receios e tantos outros fatores que abaixam nosso padrão vibratório, temos a oportunidade de colorir o nosso dia com as cores do nosso arco-íris interno.
 Que possamos sempre escolher as cores mais bonitas e que possam alegrar o nosso dia, assim, nos sentiremos mais energizados e sintonizados com a espiritualidade maior, que sempre trabalha ao nosso lado, e depois de refletir, decidi escolher para hoje, o amarelo que é a cor da alegria e do Outono!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Amigos são como estradas

Certos amigos são indispensáveis, simples como aquela estradinha de terra no interior, onde do alto da colina podemos avistá-la inteirinha, sabemos onde podemos ir e onde podemos chegar, são transparentes e confiáveis.
Outros, acabaram de chegar, como estradas que só conhecemos pelo Guia, e vamos nos aventurando sem saber muito bem seus limites, é um caminho desconhecido, mas que sempre vale a pena trilhar.
Tem amigos que lembram aquelas estradas vicinais, que pouco usamos, pouco vemos, mas sabemos que quando precisarmos, ela estará lá, poderemos passar e cortar caminho, mesmo distante, estão sempre em nossa memória.
Por certo, também existem amigos que infelizmente, lembram aquelas estradas maravilhosas, com pistas largas e asfalto sempre novo, mas que enganam o motorista, pois são cheias de curvas perigosas, e quando você menos espera... é traído pela confiança excessiva. E existem amigos que são como aquelas estradas que desapareceram, não existem mais, mas que sempre ligam a nossa emoção até a saudade, saudade de uma paisagem, um pedaço daquela estrada, que deixou marcas profundas
em nosso coração. Foram, mas ficaram impregnados em nossa alma. E na viagem da vida, que pode ser longa ou curta, amigos são mais do que estradas, são placas que indicam a direção, e naqueles
momentos em que mais precisamos, por vezes são o nosso próprio chão. Amizade é amor, é respeito, é parceria.

Dezembro é o mês de Natal

Dezembro é o Mês do Natal
Dezembro é um mês mágico! O natal dá um animo novas as pessoas, tornando-as mais positivas e esperançosas. Essa também é a época em que a família inteira se reúne para festejar o nascimento do menino Jesus.
Durante o ultimo mês do ano, os comercio fica extremamente agitado, para a alegria dos comerciantes. Os consumidores gastam todas as suas economias com lembrancinhas e presentes. Além disso, ruas e casas ficam completamente enfeitadas e chamam a nossa atenção.
Infelizmente, todo esse sentimento de fraternidade, paz e compaixão dura apenas algumas semanas. Depois do dia 25, todos se esquecem de que o espírito natalino precisa perdurar o ano inteiro. Bom, esperamos que desta vez possa ser diferente.

Dezembro

Muitas coisas mágicas acontecem porque estamos no mês do Natal.
Talvez essas coisas mágicas não aconteçam com todo mundo. Nem mesmo sei se acontecem com muitas ou com poucas pessoas. Mas acontecem com algumas.- não que estas sejam melhores que ninguém. Apenas são mais perceptivas a algumas sutis mudanças que ocorrem no ar, no humor e no amor das pessoas - só
porque estamos no mês de Natal.
Uma mudança visível, por exemplo,
no mês do Natal, é que as pessoas sorriem mais. Tornam-se mais tolerantes, mais pacientes. Algumas ficam mais otimistas. Outras ficam mais criativas para acompanhar o otimismo daquelas, ainda que não tenham boas razões para serem otimistas. As ruas e os shoppings ficam apinhados de gente que anda de um lado para o outro, de forma deliciosamente barulhenta. Os sons, a confusão e as algazarras de dezembro fazem parte do cenário natalino. Até o trânsito congestionado faz parte.
Nas empresas, essas mudanças também acontecem,
porque estamos no mês do Natal. Planejam-se almoços, jantares, encontros de confraternização, festas de "amigo secreto", concursos, brincadeiras, distribuição de brinquedos e cestas - sempre com a risonha presença do Papai Noel, mesmo com a barba fora do lugar e um leve hálito de cerveja. E as magias do Natal nas empresas não param por aí: os chefes "durões" relaxam, os "bonzinhos" se derretem, os racionais contemplam tudo com um olhar condescendente de superior compreensão, os atrasos são tolerados, as faltas são abonadas... Porque estamos no mês de Natal, as portarias das empresas se enchem de brindes e presentes de fornecedores e clientes. Algumas Normas internas tentam proibir essa prática, mas o máximo que conseguem é fazer os brindes e presentes irem parar em outras portarias residenciais.Porque estamos no mês de Natal todas as equipes de trabalho transformam-se pra valer em equipes de alta performance. Nunca a integração, a sintonia e a harmonia são maiores e mais produtivas que no mês de Natal. Isso é fácil de perceber nos alegres encontros dos colegas nos corredores e nas cristalinas gargalhadas nos refeitórios e mesmo no local de trabalho. Porque estamos no mês de Natal, mágoas e ressentimentos são arquivados. Aquele aumento que não veio, aquela promoção que não saiu, aquela ofensa, aquele constrangimento, aquela discussão...tudo isso passa batido porque estamos no mês do Natal. E depois, para coroar as festividades, há o inevitável discurso reafirmando que as pessoas são o maior patrimônio das empresas. E assim todos continuam vivendo felizes para todo o sempre - enquanto durar o mês de dezembro.Querem saber o que eu realmente gostaria que acontecesse? Que ocorressem de fato as mudanças às quais me referi neste artigo. Mas que elas fossem tão duradouras quanto a esperança dos puros de coração, e que, doravante, eu pudesse escrever, a cada mês, mais onze artigos iguaizinhos a este, mudando apenas o nome do mês no título.